Acelerando o carregamento do blog wordpress

| 0 comments

comprimir-wordpressQuando falamos do WordPress, falamos de plataforma eficiente, desenvolvida com seu código fonte aberto, de uso muito fácil e com características simples de gerenciamento de contéudo, factos que causaram um rápido crescimento do sistema nos últimos tempos.

O WordPress vai ganhando diariamente novos usuários e ja vai na versão 3, aparecendo em cada versão novos recursos e diversas melhorias em seu núcleo. Mas coso é de código aberto muitos outros recursos e hacks vão aparecendo pela net, como é o caso deste que vamos ver neste artigo.

O WordPress não faz uma compactação de seu código HTML que é apresentado no navegador do usuários, isso muitas vezes deixa o site meio pesado, até mesmo em conexões de internet banda larga, que é causado na maioria dos casos por excesso de plugins, imagens, etc…

Mas com algumas linhas de códigos adicionadas ao ‘header’ do WordPress ou no arquivo ‘functions’ do tema em uso, o blog pode sofrer uma compressão que pode chegar aos 75% e consequentemente irá se carregar muito mais rápido.

Acelerando o carregamento do blog wordpress

Isto graças à tecnologia ‘zlib’, que aproveita o poder do PHP e reduz o tempo de carregamento do seu site automaticamente. Mas antes de usar esta função, terá que verificar se o ‘zlib’ está habilitado em seu webhost. Para tal basta ir ao painel de administração do webhost ou crie um arquivo, tipo ‘teste.php’ e escrever nele o seguinte código:

<?php phpinfo(); ?>

De seguida mande-o para a raiz do diretório de seu blog e aceda a ele com o seu navegador. Procure depois verifique se o zlib está ativado nas informações dadas pelo o script, veja a imagem:

biblioteca-zlib

Se o resultado for igual ao da imagem copie e cole o código abaixo na primeira linha do arquivo “header.php” do seu tema, acima do DOCTYPE.

<?php 
ini_set('zlib.output_compression', 'On');
ini_set('zlib.output_compression_level', '1'); 
?>

Estas pequenas linhas irão acelerar o tempo de carregamento do blog wordpress. Pode conferir se a compressão neste endereço: http://www.port80software.com/.

Por outro lado se preferir usar a ‘zlib.output_compression’ dentro do wordpress adicione o seguinte código no arquivo functions.php do tema em uso o seguinte código:

<?php 
if(extension_loaded("zlib") && (ini_get("output_handler") != "ob_gzhandler"))
   add_action('wp', create_function('', '@ob_end_clean();@ini_set("zlib.output_compression", 1);'));

Para conferir se a compressão neste método esta a funcionar vá ao endereço indicado acima. Lembro que só poderá utilizar um dos métodos, nunca os dois. E antes de usar qualquer um destes métodos em definitivo, teste, teste e volte a testar!!! Para garantir não ter nenhuma surpresa…

Gostou deste artigo com dicas para wordpress, então participe comentando! Também não deixe de partilha-lo no Twitter, Facebook ou no Google +, toda a ajuda na divulgação é importante para poder-mos levar nossos artigos a um maior número de leitores! Obrigado pela visita.

Author: admin

Quando escrevo aqui é porque estou desocupado. Então sou um desocupado falando para quem nao tem o que fazer. Mas também "Sou feliz só рor preguiça" A infelicidade dá uma trabalheira danada... Obrigado, pela vossa paciência...

Deixar uma resposta

Required fields are marked *.